Concebido para ser armazenado numa embarcação de sobrevivência ou como dispositivo de transporte, o robusto S4 Rescue SART é flutuante e impermeável a uma profundidade de 10 m. Quando detecta um sinal de radar de outra embarcação ou aeronave, o transcetor de radar de banda X de 9 GHz do S4 Rescue SART transmite automaticamente um sinal de resposta que aparece no ecrã do radar da outra embarcação como uma série de 12 pontos, identificando a sua localização. Um LED e uma campainha indicam quando o S4 detectou um sinal de radar e transmitiu uma resposta. O S4 só transmite quando detecta um pulso de radar de entrada - após 15 segundos, cai para o modo de espera, conservando a vida útil da bateria e assegurando um funcionamento superior a 96 horas.
Uma vez ativado, o S4 Rescue SART pode ser suspenso dentro da embarcação de sobrevivência ou montado numa posição elevada usando o mastro extensível integrado.
McMurdo S4 Rescue SART
Um Transponder de Busca e Salvamento (SART) é um transmissor de emergência baseado em radar projetado para ser armazenado numa jangada salva-vidas ou como um dispositivo portátil em caso de abandono do navio. Ao detetar um pulso de radar de banda X de outra embarcação ou aeronave, ele transmite automaticamente um sinal de resposta, que aparece no visor do radar da embarcação como uma série de 12 pontos apontando para a sua localização.
Os SARTs são fornecidos com um suporte de montagem e devem ser ativados manualmente ao entrar no barco salva-vidas. Como um SART de radar é projetado para transmitir apenas quando detecta um pulso de radar, isso aumenta drasticamente a vida útil da bateria, permitindo que eles operem continuamente por, em geral, mais de 96 horas.
Desde 2010, o AIS-SART (Transmissor de Busca e Salvamento) foi adicionado aos regulamentos GMDSS como uma alternativa ao Radar SART e é marcado com rodas desde 2012. Estas unidades incluem um GPS integrado e transmitem uma mensagem de alerta juntamente com a identificação da embarcação e a posição GPS através do sistema de rastreamento AIS (Sistema de Identificação Automática) — isto aparece no plotter cartográfico ou no ecrã ECDIS de uma embarcação equipada com AIS, e não no radar.
Um SART faz parte do pacote de equipamentos obrigatórios do GMDSS, exigido por lei para todas as embarcações comerciais com mais de 300 toneladas. No entanto, muitas embarcações não obrigatórias e barcos de recreio também optam por ter um SART para maior segurança.
Projetado para ser armazenado em uma embarcação de sobrevivência ou como um dispositivo portátil, o robusto McMurdo S4 Rescue SART é flutuante e à prova d'água até uma profundidade de 10 m. Ao detetar um sinal de radar de outra embarcação ou aeronave, o transceptor de radar de banda X de 9 GHz do S4 Rescue SART transmitirá automaticamente um sinal de resposta que aparecerá no visor do radar da outra embarcação como uma série de 12 pontos, identificando a sua localização. Um LED e um alarme sonoro indicam quando o S4 detetou um sinal de radar e transmitiu uma resposta. O S4 só transmitirá quando detetar um pulso de radar recebido — após 15 segundos, entrará em modo de espera, conservando a vida útil da bateria e garantindo o funcionamento por mais de 96 horas.
Uma vez ativado, o McMurdo S4 Rescue SART pode ser suspenso dentro da embarcação de sobrevivência ou montado numa posição elevada usando o mastro extensível integrado.
Flutua e é à prova de água até 10 m
Compacto, leve e resistente
Cumpre as normas IMO e GMDSS
LED e alarme sonoro indicam o funcionamento
Instalação de teste integrada
Cordão integral
Mais de 96 horas de funcionamento em modo de espera
Bateria substituível com duração de 5 anos
Opções de montagem — interna/externa