Devoluções
POLÍTICA DE DEVOLUÇÕES
Todos os clientes têm o direito à devolução. Em conformidade com o artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 143/2001, de 26 de Abril , o cliente dispõe de um prazo de 14 dias para resolver o contrato sem pagamento de indeminização e sem necessidade de indicar o motivo, prazo que se conta a partir do dia da receção da encomenda pelo cliente.
Se, por algum motivo, o utilizador não ficar satisfeito com uma encomenda, o artigo poderá ser devolvido durante o prazo de 14 dias, para troca de tamanho ou reembolso. Todos os custos de transporte serão pagos pelo utilizador.
INSTRUÇÕES DE DEVOLUÇÃO
O utilizador deve enviar-nos um email no prazo de 14 dias, a contar da data de entrega, e indicar o Nº DA ENCOMENDA, CÓDIGO DO PRODUTO e MOTIVO DA DEVOLUÇÃO, após o que será iniciado o processo de devolução. Depois de o cliente ter efectuado o pagamento do envio da devolução e de a receção do pagamento ter sido verificada, a Liferaft SA emitirá uma etiqueta de envio da transportadora para o cliente que deverá ser colada na caixa. O cliente deverá então depositar a caixa no ponto de recolha TNT mais próximo para que esta seja devolvida às nossas instalações. Quaisquer direitos aduaneiros, impostos ou encargos adicionais que o utilizador possa ter, não serão reembolsados por nós. Em caso de devolução do todo ou parte da encomenda, faremos o estorno do valor pago pelo utilizador (excluindo os custos de transporte).
O utilizador poderá optar entre duas formas de compensação:
TROCA
Os artigos poderão ser trocados por outro artigo de valor igual ou superior (caso opte por um artigo de valor superior irá receber um email com a informação para proceder ao pagamento do acréscimo). Caso se trate de uma troca, o custo do transporte de devolução e o envio do novo produto será suportado pelo cliente.
Assim que os artigos a trocar sejam rececionados e controlados para garantir que se mantêm em boas condições de revenda, o novo artigo será expedido de imediato. Tal como nas devoluções, todos os direitos aduaneiros, impostos ou custos adicionais em que o utilizador possa incorrer não serão reembolsados por nós no caso de troca de artigos.
REEMBOLSO
Os reembolsos serão processados assim que os artigos devolvidos tenham sido controlados e aceites. No caso de encomendas pagas através de cartão de crédito, o valor reembolsado estará disponível na conta-cartão do cliente no prazo aproximado de 10 dias, ou no extrato de conta-cartão seguinte. O prazo de processamento poderá variar de acordo com a empresa fornecedora do cartão de crédito.
O valor das encomendas pagas através de Paypal será reembolsado para a conta original. Nos reembolsos para países intracomunitários, será também estornado o valor do IVA. As devoluções e trocas deverão chegar à nossas instalações até 10 dias após o envio e respeitando as seguintes condições:
- Os artigos deverão ser devolvidos com todas as etiquetas originais, embalagens e outros acessórios enviados juntamente com a encomenda.
- As devoluções deverão ser empacotadas na caixa original.
- No caso de artigos com defeito ou mercadoria incorreta, o utilizador deverá seguir as instruções abaixo indicadas.
- Não aceitamos a devolução de artigos que não respeitem os procedimentos dos termos e condições das políticas de devolução. Tais artigos serão devolvidos ao remetente, para o endereço do envio original, a expensas do utilizador.
GARANTIAS:
As garantias para pessoas singulares regem-se pelo decreto-lei nº 84/2021 que transpõem as directivas europeias 2019/770 e 2019/771. Para uso profissional (utilização não particular) a mesma rege-se pelo artigo 9 2 1 do código civil. As reclamações em garantia devem ser efectuadas por meios oficiais, carta, e-mail, outros, obrigatoriamente dentro dos prazos legais das mesmas.
Após o pedido de garantia ter sido efectuado por meios oficiais, o processo de garantia será aberto e o processo de devolução será iniciado. O produto objeto do pedido de garantia deve ser devolvido à Liferaft SA pelo cliente para verificação. A Liferaft SA emitirá uma etiqueta de envio da transportadora para o cliente que deverá ser colada na caixa. O cliente deverá então depositar a caixa no ponto de recolha TNT mais próximo para que esta seja devolvida às nossas instalações. O custo do transporte de devolução deve ser suportado pelo cliente e caso a reclamação de garantia seja aceite, reembolsaremos esse custo de envio através do método de pagamento originalmente utilizado. Se o reclamação de garantia não for aceite, não reembolsaremos o custo do transporte de devolução.
O cliente deverá indicar o número de encomenda, o código ou referência do produto, e uma indicação da desconformidade verificada para a requisição de análise da própria garantia. Quaisquer direitos aduaneiros, impostos ou encargos adicionais que possam incorrer serão suportados pelo cliente e não serão reembolsados por nós.
Se a garantia for aceite e o produto for reparado ou substituído, nós suportaremos o custo de entrega desse artigo. Se a garantia não for aceite, o custo de transporte do produto original de volta será suportado pelo cliente.
Pedido de Garantia
CONDIÇÕES ESPECIAIS DE GARANTIA:
Os produtos designados como tendo "condições especiais de garantia" têm regras estritas que tem de ser seguidas para assegurar que a garantia do produto se mantém em vigor.
Estes produtos designados só podem ser instalados por uma oficina profissional em território português e devem ser instalados corretamente com todos os acessórios e ferramentas específicos necessários.
Todos os produtos relacionados com o diesel (incluindo injetores, bombas de injeção e componentes diesel common rail) devem ser instalados por uma oficina especializada em diesel no território português.
Em caso de pedido de garantia, tem de ser apresentada uma cópia da fatura de instalação dos produtos pela respetiva oficina profissional. Todos os produtos relacionados com o diesel terão de ser testados num banco de ensaios homologado pelo respetivo fabricante. O teste destes produtos tem um custo e se não for identificado qualquer defeito de fabrico, ou se o seu mau funcionamento se dever a uma falta ou incorrecta adaptação em estrada, o tests dos mesmos será cobrado a vossas Excelências no valor de 35,00€/unidade mais IVA.
Chamamos a atenção para o facto de que, especificamente para a substituição dos injectores, esta deve ser efectuada por um técnico qualificado que deve seguir as recomendações do fabricante, nomeadamente no que diz respeito à programação e ativação dos injectores e que, normalmente, requer um teste em estrada para os adaptar dos mesmos ao sistema Common Rail do veículo. Na substituição dos injectores piezoeléctricos Euro 5 e Euro 6, devem ser sempre substituídas as quatro unidades para um funcionamento correto. Além disso, para serem corretamente adaptados, os injectores necessitam de programação e adaptação específica de fábrica, que normalmente inclui um teste de estrada, e que por vezes só são corretamente instalados quando a adaptação é efectuada com a máquina de diagnóstico da respectiva marca ligada ao seu programa específico. Não é possível efetuar quaisquer testes aos injectores Euro 5 e Euro 6 por Serviços de Reparação Diesel não autorizados. A realização dos testes por entidades e/ou equipamentos não autorizados anula qualquer direito à garantia, pois quando efectuados sem a utilização de programas autorizados pelo fabricante, poderão danificar os injectores, inviabilizando todas as garantias. Qualquer carga de corrente diferente da realizada por veículos ou equipamentos com software autorizado pode provocar cargas fora dos parâmetros que danificam o funcionamento dos injectores.
DANOS CAUSADOS NO TRANSPORTE/ ARTIGOS COM DEFEITO
A devolução de artigos com defeito apenas será aceite se os artigos já apresentarem o defeito no momento da entrega ao utilizador. Fazemos um grande esforço no sentido de verificar cuidadosamente todos os artigos para detetar eventuais defeitos nos artigos, antes de proceder à sua expedição. Reservamo-nos no direito de solicitar suporte fotográfico relativo a artigos defeituosos ou mercadoria erradamente enviada, antes de autorizar a devolução.
Todos os artigos devolvidos como defeituosos, serão devidamente inspecionados no ato da receção e todos os artigos sujeitos a desgaste considerado normal, não serão considerados como defeituosos. Os artigos que apresentem defeito serão trocados por um artigo idêntico, sujeito a disponibilidade. Caso o utilizador não pretenda que lhe seja enviado um artigo de substituição, deverá fazer esse pedido por email e o custo do produtos será devolvido na totalidade.
A devolução de artigos com defeito deverá ser solicitada no prazo de 14 dias após a receção dos mesmos. Os reembolsos relativos a artigos com defeito terão lugar no prazo de 30 dias após a receção dos artigos devolvidos. O custo do transporte de devolução deve ser suportado pelo cliente. Depois de o cliente ter pago os portes de devolução e o recibo de pagamento ter sido verificado, a Liferaft SA emitirá uma etiqueta de envio da transportadora para o cliente, que deverá ser afixada na caixa. O cliente deve então depositar a caixa no ponto de recolha TNT mais próximo para que seja devolvida às nossas instalações. Assim que verificarmos o artigo e concordarmos que se encontra defeituoso do fabricante, reembolsaremos esse custo de envio através do método de pagamento originalmente utilizado. Se o artigo não constituir um defeito do fabricante, o custo de transporte de devolução não será reembolsado e o custo de transporte do produto original de volta será suportado pelo cliente.
Caso não seja possível fazer a substituição do artigo com defeito, procedemos ao reembolso do valor pago através do meio de pagamento utilizado originalmente, no mesmo montante pago pelo utilizador.
Gostaríamos de salientar que as seguintes circunstâncias não constituem um defeito material se forem a causa do defeito:
- Desgaste natural
- Utilização imprópria
- Falta de cuidado ou cuidado incorreto dos artigos
- Uso inadequado ou impróprio
- Montagem defeituosa, particularmente se a peça encomendada não for obviamente a correta
- O incumprimento das instruções de utilização
- Manuseamento incorreto
DEVOLUÇÕES E TROCAS DE ARTIGOS COM SALDO
Todos os artigos em saldos, seguem as mesmas condições acima descritas de troca e reembolso. Em caso de reembolso será apenas devolvido o valor do produto durante os saldos.