Packs de sobrevivência obrigatórios

— Packs de sobrevivência obrigatórios —
EQUIPAMENTO OBRIGATÓRIO |
CLASSIFICAÇÃO DAS EMBARCAÇÕES | |||||
A | B | C1 | C2 | D | ||
Navegação oceânica | Navegação ao largo | Navegação costeira | Navegação restrita | Águas abrigadas | ||
Jangadas para nº de pessoas | Nº de pessoas no registo | SIM | SIM | SIM | SIM ou insuflável | NÃO |
Jangadas com disparador automático | Barcos a motor com mais de 15 metros | SIM | SIM | NÃO | NÃO | NÃO |
Barco auxiliar | Só na ausência de jangada nas C2 | NÃO | NÃO | NÃO | SIM desde que possa acomodar o nº de pessoas a bordo | NÃO |
Agulha magnética | Todas as embarcações | 1 com desvio inferior a 5º | 1 com desvio inferior a 5º | 1 com desvio inferior a 5º | 1 | 1 |
Colete | Todas as embarcações | Nº de pessoas a bordo | Nº de pessoas a bordo | Nº de pessoas a bordo | Nº de pessoas a bordo | Nº de pessoas a bordo |
Bóia com retenida de 30 metros | Embarcações de 5 a 9m | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Embarcações de 9 a 15m | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | |
Embarcações de 15 a 24m | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | |
Bóia com sinal luminoso | Embarcações de 5 a 9m | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Embarcações de 9 a 15m | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | |
Embarcações de 15 a 24m | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | |
Sinais visuais de socorro | Pára-quedas | 6 | 4 | 3 | 2 | 0 |
Sinais de mão | 4 | 4 | 3 | 2 | 2 (são dispensados dentro das barras) | |
Sinais de fumo | 2 | 1 | 1 | 1 | 0 | |
Arneses | Completos | 3 | 3 | 3 | 0 | 0 |
Bombas de esgoto | Todas as embarcações | 1 Manual + 1 Eléctrica |
1 Manual + 1 Eléctrica |
1 Manual + 1 Eléctrica |
1 Manual + 1 Eléctrica |
1 Manual + 1 Eléctrica ou 1 vertedouro nas embarcações com menos de 5 mts |
Ajudas térmicas | Só embarcações A e B | 3 | 3 | 0 | 0 | 0 |
Escadas de acesso a bordo | Sempre que o espelho de popa esteja a mais de 0,5m | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Extintor de pó químico | De 1 kg | 1 Salão + 1 Cozinha |
1 Salão + 1 Cozinha |
1 Salão + 1 Cozinha |
1 Salão + 1 Cozinha |
0 |
De 2 kgs | 1 junto ao motor | 1 junto ao motor | 1 junto ao motor | 1 junto ao motor | 1 junto ao motor | |
Aparelho azimutal | Sextante ou outros | 1 | 1 | 1 | 1 | 0 |
Reflector de radar | Alumínio ou plástico | 1 | 1 | 1 | 1 | 0 |
Buzina ou Sino | Todas as embarcações | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Ferro de fundear | Adequados ao barco | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 |
Rádio VHF | Regulamento Rádio comunicações | 1 | 1 | 1 | 1 | 0 |
VHF Portátil | Quando aplicado DL 174/94 | 1 | 1 | 0 | 0 | 0 |
Respondedor radar 9 GHz | Quando aplicado DL 174/94 | 1 | 1 | 0 | 0 | 0 |
Radiobalizas | Satélite 406 MHz | 1 | 1 | 1 | 0 | 0 |
Satélite 1.6 GHz G INMARSAT | 1 | 1 | 0 | 0 | 0 | |
Homer 121,5 MHz | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | |
Recepção de informação de segurança marítima | Navtex internacional | 1 | 1 | 0 | 0 | 0 |
(EGC) INMARSAT | 1 | 1 | 0 | 0 | 0 | |
H F | 1 | 1 | 0 | 0 | 0 | |
Kit de Emergência | Navalha, Lanterna estanque com pilhas reserva, Lâmpada sobressalente, Espelho/sinalização, Caixa de primeiros socorros | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |